Viver em segurança é o desejo de qualquer pessoa, não importa se ela vive em uma cidade grande ou pequena. E a proteção da residência é uma das principais preocupações das famílias. Afinal, ter o lar violado é algo que ninguém deseja, já que está diretamente ligado com a proteção de toda a família e do patrimônio.
Apesar de ser considerado baixo, em comparação com crimes que acontecem nas ruas ou dentro de veículos, o roubo à casas existe. Então ter muito cuidado ao sair e entrar na sua residência pode ajudar a prevenir que seus familiares e você passem por essa situação devastadora.
Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo com algumas dicas que vão te ajudar a manter uma rotina com mais segurança quando sair do seu lar e também na hora de retornar.
Fique por dentro: o que os bandidos observam antes de assaltar uma casa
Como ter uma rotina de segurança ao sair de casa e no regresso
Antes de mais nada, mudar alguns hábitos pode ajudar muito na segurança e evitar infortúnios que ninguém deseja passar. Além disso, investir em pequenas, mas fundamentais melhorias na proteção da residência também é fundamental.
Confira abaixo algumas orientações que podem auxiliar na segurança da sua casa.
Tenha certeza que tudo está trancado – ao sair, observe se as portas e janelas estão corretamente fechadas. Não esqueça da garagem.
Fique atento o tempo todo – tudo bem que nos dias de hoje, com tanta informação, smartphones sempre na mão, a atenção das pessoas tendem a diminuir. Porém, ao chegar em casa, analise se está tudo bem 360 graus do local que você estiver. Ao perceber qualquer movimentação estranha não saia do carro e opte por dar uma volta no quarteirão.
Contato com os vizinhos – por falar em informações e smartphones, utilize a tecnologia a seu favor. Crie um grupo da rua com os vizinhos onde todos possam trocar informações sobre o que está acontecendo. Especialmente sobre movimentações suspeitas no bairro. Melhor ainda se vocês possuírem Monitoramento colaborativo.
Converse com seus familiares – se tiver alguém na residência, quando retornar mande uma mensagem, ligue para a pessoa e tenha convicção de que não tem nada de errado.
Conte com apoio do guarda noturno – é muito comum alguns bairros e ruas adotarem o serviço de guarda noturno, onde a ronda é efetuada em uma motocicleta. Se a sua tiver o serviço, entre em contato quando estiver voltando para casa e peça suporte. A presença de mais pessoas pode inibir a ação criminosa.
Mude seu trajeto – se você estiver voltando a pé para casa ou mesmo no seu carro e perceber que tem alguém te seguindo, mantenha a calma. Mude a rota e procure um ponto de apoio. Pode ser uma farmácia, uma padaria, um bar ou algum lugar com movimento. Acione o 190 quando estiver seguro e avise sobre o ocorrido.
Portões automáticos – se puder, conte com essa tecnologia. Com o controle remoto fica mais fácil abrir e fechar o portão. Porém, se precisar descer do automóvel, tire as chaves do contato e tranque-o. Se for possível, conte com algum familiar para abrir o portão na hora da chegada.
Observe bem a rua – sempre dê uma voltinha pelo seu quarteirão antes de parar e guardar o seu carro. Assim você tem noção do que está acontecendo no local. Se perceber algo suspeito, acione a polícia.
Avise alguém de confiança se precisar viajar – peça para um vizinho muito confiável para recolher as suas correspondências. Normalmente muitas cartas e revistas acumulando na frente da casa indicam que o local está vazio. Isso pode ser o chamariz perfeito para bandidos.
Se informe: proteja sua casa com pouco recurso para investir
Casa bem iluminada e serviço de monitoramento – uma área externa escura é o convite que todo bandido deseja. Por isso, não tenha medo de aumentar a iluminação, em especial nas portas e na garagem. Se for possível, utilize sensores de presença.
Além disso, invista em um sistema de monitoramento por imagens. Com ele é possível detectar invasões e acionar a polícia, pela central, em um tempo bastante curto. Já que agora você tem seu sistema Guardian integrado à central da Polícia Militar.
Seguindo essas recomendações, a sua segurança com certeza estará melhor desenvolvida para não se tornar vítima de bandidos. E se você deseja saber ainda mais sobre o tema, acompanhe o nosso blog e não perca nenhuma informação e mantenha-se protegido o tempo todo.