O Carnaval é uma das maiores festas do Brasil. Milhares de pessoas se reúnem para aproveitar as celebrações desse feriado prolongado. Há também quem prefere descansar para viajar.
E nesse momento de viagens, as empresas podem sofrer com seus colaboradores acessando as redes corporativas utilizando uma internet pública, por exemplo. Nesse sentido, problemas de segurança podem surgir para as companhias.
Além do risco de acessar uma internet pública, não só no carnaval, mas em outros feriados, traz um aumento de golpes digitais que em muitas vezes também afetam empresas.
Normalmente, o ataque acontece com algum dispositivo conectado ao sistema de uma empresa, como o notebook ou o celular de um colaborador. Os cibercriminosos enviam e-mails falsos, SMS, entre outros, na esperança de que a pessoa baixe o arquivo e a investida seja concluída.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que os funcionários da sua empresa possam se manter conectados nos feriados prolongados, sem pôr em risco o seu negócio. Boa leitura.
Saiba mais: Como garantir a segurança da sua casa durante o carnaval
4 dicas para manter a segurança digital da sua empresa no carnaval e outros feriados
Apesar do contato direto com tecnologia todos os dias, os golpes continuam existindo e a cada momento estamos em risco, mesmo utilizando internet há anos.
Para evitar possíveis problemas na sua empresa, com os cibercriminosos, confira três dicas a seguir.
Verificar se a conexão é segura
Esse passo é muito importante quando se vai utilizar alguma internet pública. Nesse sentido, observe se o Wi-Fi exige alguma proteção como senhas ou cadastro. Se não houver nenhum modelo de segurança, a conexão pode ser perigosa e deve ser evitada.
Criminosos cibernéticos podem gerar um ponto de acesso ali e coletar os dados de usuários desprevenidos. Além disso, outro problema pode estar nessa rede vulnerável, o chamado spoofing. Nesse caso, o usuário é direcionado para um site falso identico a uma página de serviços diversos. A vítima pode por dados pessoais ou da empresa pensando que terão acesso ao que estão procurando, quando na verdade, estão enviando as informações para bandidos.
Evite acessar aplicativos bancários nas redes públicas
Por mais que a conexão pareça segura, jamais utilize aplicativos ou sites de bancos em um Wi-Fi público, especialmente contas empresariais.
Estas redes podem oferecer um grande risco, visto que os estabelecimentos que usam o serviço, podem não ter modificado as configurações dos roteadores, abrindo brecha para golpes com spoofing.
Eduque os colaboradores sobre segurança digital
Algumas empresas imaginam que os colaboradores nunca clicariam em links duvidosos ou que baixariam arquivos maléficos. Esse pensamento pode causar um erro que coloca em risco toda a companhia, tendo em vista que a porta de entrada para ataques cibernéticos são os dispositivos (computadores, celulares, entre outros) que estejam conectados na rede desprotegida.
Uma forma de evitar problemas assim é educar os colaboradores sobre riscos virtuais e práticas recomendadas no segmento de segurança digital. Assim é possível explicar que links ou arquivos duvidosos precisam ser evitados a todo custo por motivos de segurança.
Senhas fortes e seguras: uma necessidade de qualquer empresa
Criar senhas fortes é fundamental para a segurança da empresa e pessoal em qualquer hora, não somente no Carnaval ou em outros feriados prolongados.
A utilização de senhas fracas pode facilitar a investida de crimes digitais, como invasões nos sistemas da empresa, tendo acesso a informações e dados importantes, causando prejuízos.
Por esse motivo, é fundamental que os colaboradores utilizem senhas fortes e seguras em todos os serviços da companhia. Essa precaução pode parecer muito óbvia, mas pesquisas indicam que de quatro a cada cinco brasileiros, raramente mudam as senhas, mostrando como a recomendação é importante.
Saiba mais: Relaxe no final de semana sem se preocupar com a empresa
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com todos os profissionais que atuam na sua empresa. Não se esqueça também de acompanhar o nosso blog para ter acesso a outros artigos para manter o seu negócio sempre protegido.