As câmeras de segurança são um dos principais aliados de quem deseja ter o seu patrimônio protegido de ações criminosas. Afinal, ao pensar em proteção, a maioria da população pensa em ter um monitoramento por imagem para ter mais tranquilidade.
E ao optar por esse sistema, pode surgir uma dúvida para o usuário: o que deve ser feito com as imagens que são gravadas diariamente nas suas câmeras de segurança?
Será que no segmento residencial é possível guardar todas essas imagens das câmeras de segurança por mais tempo? E quando falamos de empresas, tem algum tempo determinado? Se você também tem dúvidas sobre o assunto, vamos explicar tudo nesse artigo.
Fique por dentro: o sistema de segurança é o aliado que seu negócio precisa
Como funciona o armazenamento das imagens das câmeras de segurança
Antes de explicar de fato quanto tempo as imagens das câmeras de segurança devem ser mantidas armazenadas, vamos falar um pouco do sistema de proteção em si.
Um dos modelos mais procurados é o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), um equipamento que recebe as imagens em tempo real e que permite a visualização e transmissão posteriormente nas centrais de monitoramento.
Esse tipo de item é perfeito para proteção, já que os criminosos tendem a evitar invasões em locais assim. Além disso, é possível, via internet, acessar remotamente tudo que foi captado pelas câmeras de segurança. Ou seja, mesmo que você esteja bem longe da sua residência, ainda é possível monitorar tudo que acontece.
O armazenamento das câmeras de segurança
E para saber melhor como funciona o armazenamento é preciso levar em conta alguns detalhes: a compressão do vídeo, a capacidade do HD do seu equipamento e o modo de gravação.
No caso do HD quanto maior for, mais tempo de filmagem é possível realizar e também a quantidade de imagens gravadas. Quanto a compressão do vídeo, quanto mais comprimido for o arquivo, menos espaço ele utilizará. Entretanto, ao realizar uma compressão muito grande, a imagem pode ficar bastante prejudicada.
Por quanto tempo manter as imagens salvas?
A dúvida crucial será respondida agora. E isso vai depender, já que tem uma diferença significativa entre residências e estabelecimentos comerciais.
Em condomínios e residências, não tem nenhum tipo de lei que determina o tempo de arquivamento das câmeras de segurança. Entretanto, especialistas em segurança recomendam que isso aconteça por pelo menos 30 dias. Alguns equipamentos realizam de forma automática a exclusão das filmagens após esse ciclo mensal.
No caso de estabelecimentos comerciais e empresas, um projeto de lei foi apresentado em 2013 e que ainda aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Nele é proposto que ambientes com uma circulação significativa de pessoas sejam obrigados a guardar as imagens por 30 dias.
Dessa maneira, não existe ainda um prazo definido. Entretanto, para auxiliar investigações policiais e jurídicas, quando necessário, é preciso ter as imagens das câmeras de segurança por pelo menos um mês.
Fique por dentro: como manter o seu comércio protegido o tempo todo
O conteúdo apresentado hoje foi útil para você? Então acompanhe o nosso blog e fique sempre por dentro de todas as novidades da área de segurança. E se quiser ter o melhor monitoramento para o seu negócio ou sua residência, fale agora mesmo com os nossos colaboradores.