É sempre um grande desafio manter a segurança em lojas e comércio de varejo, já que os riscos existem tanto para pequenos quanto grandes estabelecimentos. Por isso, manter a integridade das pessoas e a prevenção de danos e perdas precisa ser sempre levado em consideração.
Alguns fatores de estrutura e operacionais podem interferir nos níveis de segurança e vulnerabilidade. Por isso, ações externas, internas e de operação são movimentos estratégicos para prevenir prejuízos e garantir o bom funcionamento e o aproveitamento do espaço da loja.
Tendo isso em vista, agora é hora de entender um pouco melhor sobre cada um desses fatores.
Saiba mais: como evitar furtos em supermercados
Conheça os fatores externos
Entenda o perfil da localização – Tenha conhecimento da região onde pretende instalar o seu negócio. Saiba todo o histórico de ocorrências existentes nas redondezas e no imóvel a ser alugado.
Conheça o bairro melhor – saiba com antecedência a qualidade dos serviços públicos no local e a frequência com que a polícia transita pelo local. Converse com os vizinhos para ter essas informações.
Com isso é possível tomar a decisão de abrir sua loja no local ou procurar uma outra região para instalar o seu comércio.
Entenda os fatores internos
Layout do ambiente da loja – ele precisa ser bem definido, contribuindo assim com a organização e a segurança do comércio. Um bom design ajuda a ter fluidez na loja, ordena o fluxo dos clientes e os aproxima dos seus produtos.
Ele precisa oferecer boa visibilidade para evitar a ação criminosa de furtos em pontos cegos da loja.
Atenção nos móveis – eles podem ajudar bastante, escolhendo mobílias e expositores planejados oferecem boa visibilidade para o controle das mercadorias e para o cliente.
Escolha um sistema de segurança eletrônico automatizado – essa solução é muito indicada para monitorar todos os pontos de um estabelecimento comercial. Você pode optar por alarmes de intrusão e câmeras monitoradas 24h, por exemplo.
São ótimas alternativas e as mais procuradas, além de mais eficazes para aumentar a segurança da sua loja.
Minha empresa precisa mesmo de monitoramento de imagem?
Saiba quais são os fatores operacionais
Aqui falamos especificamente sobre como é o cotidiano de trabalho e o gerenciamento de mercadorias, gestão de estoque, trocas, prevenção de rupturas (quando o produto se encontra no estoque, mas no momento da venda não é encontrado), procedimento de devoluções, entre outras.
É possível controlar de maneira mais assertiva esses fatores, utilizando a segurança eletrônica. Utilizar um monitoramento das tarefas do dia-a-dia, ajuda no cumprimento de normas de segurança e respeito às condutas internas. Além disso, auxilia no bem-estar dos clientes e funcionários e também na saúde financeira do seu negócio.
Entre em contato com os nossos colaboradores e saiba como a Guardian Monitoramento pode ser útil na segurança do seu estabelecimento.