Mantenha sua casa protegida contra arrombamentos

evite arrombamentos em seu lar

Uma das maiores preocupações da grande maioria dos brasileiros é como manter a casa protegida. Ainda mais sabendo que a cada ano que passa, o número de assaltos e arrombamentos no Brasil vem aumentando

E essa situação toda acaba fazendo com que muitas pessoas não consigam aproveitar a vida, viajando em um feriado prolongado, saindo com os amigos ou mesmo a própria família, com medo de ter seu lar violado.

Porém, algumas simples ações podem fazer com que o seu lar fique mais seguro para que você possa curtir mais, com menos preocupação. Confira algumas dicas que separamos para deixar a sua casa mais protegida.

Saiba mais: a importância de ter um seguro residencial e comercial

Como manter a casa protegida estando atento a 07 situações

Segundo a Social Progress Imperative, uma ONG (Organização Não Governamental) que atua com informações sobre segurança, o Brasil está em 11º lugar entre as nações mais inseguras. Por esse motivo, saber como proteger os bens é fundamental. 

Confira 07 dicas que separamos para manter a sua casa protegida.

Atenção aos cuidados diários 

Morando em casa ou em um apartamento, existe o risco de um arrombamento. Porém, quando se mora em uma residência, existe mais fragilidade e essa possibilidade aumenta. Por isso, manter sua casa protegida é essencial.

O morador pode escolher diversas opções para manter a segurança do lar. Do velho e bom cão de guarda, passando por alarmes que disparam ao detectar movimentos. Ou até mesmo contar com o que tem de mais moderno em tecnologia com monitoramento por imagem 24h em uma central com profissionais especializados.

Entretanto, ter cuidados diários com todas as portas, janelas e prestar atenção em algumas questões de segurança pode ser a diferença na hora de estar em segurança de verdade. Veja algumas ações que dificultam os arrombamentos.

Chaves – se você tem aquela velha mania de esconder a chave de casa em algum lugar para o caso de ter uma chave reserva para emergência, esqueça isso agora. Esse costume facilita a ação dos ladrões que nem precisarão arrombar a porta para invadir sua casa.

fechando porta de casa

Normalmente os “esconderijos” são sempre locais manjados como em uma planta, embaixo do tapete, etc. Por esse motivo, é bom deixar essa mania de lado a partir de agora, ok?

Portas trancadas – pode parecer uma obviedade tão grande, mas muitas pessoas esquecem de trancar todas as portas da casa. Acontece que muitas invasões em domicílios acontecem por esse esquecimento. Então já sabe: certifique-se de que está tudo trancado corretamente. 

Esse é um bom hábito que você pode adquirir, mesmo quando for para sair por um breve período de tempo de sua residência.

Casa movimentada – esse é um truque antigo, mas que ainda ajuda a afastar criminosos: fingir que a casa está habitada mesmo sem ninguém no momento. Ao sair, é recomendado deixar a luz de um ou dois cômodos acesa. 

Outra ideia é deixar a TV ou rádio ligados, mas utilizando um temporizador nesses aparelhos, para evitar o gasto excessivo de luz. 

Férias e feriados prolongados – quando for viajar de férias com os familiares, ou curtir o feriado com os amigos, peça para algum parente ir até sua casa fazer algumas atividades rotineiras. Entre elas estão: pegar a correspondência (isso evita deixar acúmulo no portão, o que causará suspeita de criminosos), regar as plantas, alimentar os pets, entre outros. A ideia é deixar o ambiente com uma impressão de bem cuidada e não de abandono

Cuidado com os falsos funcionários – esse golpe que se tornou rotineiro é o bandido se apresentar como empregado de alguma empresa (normalmente da companhia de energia elétrica, água, vigilância sanitária, correios, etc) para entrar em sua residência. 

Não corra riscos, exija um documento de identificação e entre em contato com a empresa para saber se existe alguma ação com colaboradores na região em andamento. Mas, de maneira alguma abra o portão ou a porta sem ter essa certeza. 

Fique por dentro: Vale a pena alugar câmeras de segurança?

Essas dicas foram importantes para você? Então aproveite e compartilhe com algum amigo ou familiar que também deseja deixar a casa protegida contra arrombamentos e outros crimes. Principalmente agora com as possíveis viagens de fim de ano.

Não se esqueça também de acompanhar o nosso blog para ter conteúdo de qualidade quando o assunto é segurança patrimonial.

Receba novidades da
nossa equipe.