Fraudes envolvendo boletos bancários? Evite passar por isso!

Fraudes em boletos bancários

Esse tema pode parecer um pouco estranho, afinal nós falamos de monitoramento de alarmes, segurança patrimonial, câmeras, entre outros, não é mesmo? Mas fraudes envolvendo boletos bancários são ameaças para a sua segurança também. 

Essas ocorrências acontecem com uma grande frequência e cada dia que passa os bandidos orquestram planos ainda mais mirabolantes para prejudicar suas vítimas. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esse tipo de crime aumentou 45% desde o início da pandemia. 

Portanto, nada melhor do que ter conhecimento do assunto para se defender desse tipo de crime. Preparamos algumas dicas para que você se proteja e não sofra com essa atividade criminosa.

Eu consigo evitar esse tipo de golpe?

Sim, você consegue escapar dos bandidos. Mas antes, vamos explicar como funciona a ação. 

A sua conta bancária fica vulnerável por conta de um vírus chamado Bolware. Ele é inserido no computador e pode modificar os dados do boleto bancário. Normalmente o malware é instalado no computador ou celular da vítima, após um download, por exemplo. 

Com isso, o invasor toma o controle dos aparelhos da vítima e faz as adulterações de um boleto, como valor e a conta para o depósito. 

Agora verifique como se defender.

1 – Verifique as informações – antes de sair pagando, olhe bem para ver se tudo está de acordo com os dados enviados pelo beneficiário. Observe também se não existem erros de português ou falhas no leitor do código de barras.

2 – Ainda sobre a verificação de dados – você já deve ter recebido boletos de grandes empresas das quais sequer é cliente por e-mail. Isso ocorre com muita frequência e chegam aleatoriamente em nossas caixas de entrada. Exclua esse tipo de mensagem quando recebê-las. 

3 – Use antivírus – essa dica pode parecer boba, mas muitas, muitas pessoas mesmo não possuem um programa de proteção instalado. Mantenha o seu atualizado e faça constantes varreduras no seu computador.

4 – Boletos atrasados – hoje em dia é possível pagar faturas que já venceram em qualquer banco. Porém, existem muitos sites falsos nesse meio. Sempre que possível solicite para a empresa um boleto atualizado.

5 – Em caso de desconfiança – Se você não acreditar na veracidade do boleto emitido, não pense duas vezes para buscar o CNPJ indicado e checar se ele realmente exsite, por meio de consulta no site da Receita Federal.

6 – Cai no golpe – se você acabar se tornando vítima desse crime, faça o Boletim de Ocorrência apresentando o boleto original e o fraudado. Além disso, é possível entrar em contato com o banco para receber o estorno do pagamento.

Agora que você já está familiarizado com o assunto, não deixe de compartilhar essas dicas e o artigo para seus amigos e familiares. E não se esqueça de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar sabendo tudo de segurança.

Saiba mais: Soluções para seu condomínio é na Guardian Condo

Gostando do nosso conteúdo? Acesse a página inicial e veja mais dicas importantes sobre segurança.