O controle de acesso, como o próprio nome já mostra, trata de um conjunto de estratégias de segurança, com relação à entrada e saída de pessoas, veículos, entre outros. Ele pode acontecer em diversos locais, como empresas e condomínios, por exemplo.
De uma maneira mais geral, o controle de acesso atua em ações que contam com apoio de tecnologia para proteger bens, materiais e também pessoas. Nos dias de hoje são diversos modelos que auxiliam para garantir mais qualidade de vida, para os clientes, por meio de segurança eletrônica.
Preparamos esse artigo para mostrar diversos detalhes do controle de acesso, como ele funciona, os tipos existentes, entre outros assuntos.
Saiba mais: mantenha o seu comércio em segurança em 05 dicas
Controle de acesso em detalhes
O controle de acesso trata das tecnologias que têm como objetivo principal o gerenciamento do acesso de locais determinados, especialmente se eles contam com um fluxo grande de veículos, pessoas e produtos. E isso pode ser feito através de softwares e hardwares.
Algumas empresas, instituições de ensino, condomínios, shopping e academias, por exemplo, contam com esse sistema para monitorar a entrada e saída em acessos restritos.
Benefícios de possuir um controle de acesso
Um dos principais motivos para investir em um controle de acesso é reduzir as falhas de segurança patrimonial. Ter essa tecnologia aplicada de maneira efetiva torna a rotina mais prática, segura e dinâmica.
Com o sistema é possível inibir roubos e furtos, integração com outras soluções digitais como a portaria remota. Confira agora as 06 principais vantagens que o controle de acesso pode oferecer para o seu negócio.
Tipos de controle de acesso
Ações criminosas acontecem o tempo todo e o número de ocorrências, especialmente em cidades com muitos habitantes, não param de aumentar. Por esse motivo, as tecnologias de controle de acesso estão cada vez mais avançadas para combater essas atividades.
Entretanto, para garantir mais segurança, algumas soluções são as responsáveis para executar o controle de acesso com eficiência e bastante precisão. As principais delas são:
Senha
Essa é uma tecnologia de operação simples, o que torna o acesso das pessoas mais ágil. Normalmente o controle por senha é empregado em sistemas que exigem níveis mais baixos de segurança.
Isso ocorre, pois a senha é impessoal e pode ser repassada para terceiros sem nenhuma autorização. Nesse sentido, a solução é utilizada para bloquear o acesso em condomínios, por exemplo.
Cartões de acesso ou tag
Esse sistema é mais usado em empresas, seja para os colaboradores ou visitantes. Ela é um tipo de credencial que permite ao sistema identificá-lo e liberá-lo, de acordo com as normas de restrições que são impostas nesse ambiente corporativo.
A liberação acontece por aproximação do cartão ou introdução em um leitor. O recurso é bastante útil para aquelas companhias com necessidade de liberar o acesso para alguns funcionários de departamentos específicos e bloquear para outros.
Assim fica mais fácil organizar a circulação de pessoas e diminuir brechas na segurança do espaço.
Biometria
Esse é certamente um dos métodos mais seguros existentes atualmente no mercado. A biometria é utilizada em diversos locais, como academias, faculdades e condomínios residenciais.
A liberação de moradores, visitantes ou estudantes acontece por meio da autenticação da impressão digital e reconhecimento facial. Em alguns modelos mais modernos é possível fazer até mesmo a leitura da íris de cada pessoa, o que torna a identificação personalizada e intransferível.
Como saber qual é o controle de acesso ideal para cada segmento
Como podemos observar, são diversas as soluções que podem ser escolhidas para realizar o controle de acesso. Cada uma possui valores e níveis de proteção distintos. O que pode ser uma boa escolha para uma academia, pode não ser a melhor para uma grande empresa, por exemplo.
Nesse sentido, para saber qual é o sistema que se encaixa melhor para cada segmento, é preciso conhecer as necessidades do local, que pode ser o tipo e quantidade de acessos que é preciso controlar.
Não importa qual vai ser o ambiente, antes de escolher o controle de acesso é preciso levar em conta alguns pontos:
- • Quantidade de portas, entradas e saídas que serão controladas;
- • Pontos de acesso que precisam de monitoramento;
- • Nível de segurança que é necessário para garantir a proteção de bens e colaboradores;
- • Os métodos de identificação aplicados, como biometria, cartão, senha, entre outros.
Assim sendo, quando for procurar uma empresa de segurança que ofereça o sistema, tenha certeza de que ela dispõe das melhores funcionalidades e ter os benefícios citados anteriormente.
Fique por dentro: sistema de segurança, o aliado que seu negócio precisa
Se você deseja que o seu negócio tenha a melhor segurança, conte com a Guardian Monitoramento e tenha toda a tecnologia para proteger o seu patrimônio.
E se quiser acompanhar mais dicas de proteção, acompanhe o nosso blog e tenha acesso aos melhores artigos.