Câmeras escondidas: conheça alguns tipo e saiba se é legal ou ilegal a utilização

As câmeras escondidas são dispositivos que ajudam a gravar vídeos sem que ninguém presente no local saiba que estão sendo monitorados. 

Esse tipo de equipamento é muito usado para aumentar a segurança e vigilância de empresas, casas e, em alguns casos, para investigação. Porém, é preciso estar atento à utilização, para que ela seja usada de maneira legal e não se tornar algo invasivo. 

Quer entender mais sobre o tema? Então leia o artigo até o final para saber como pode ser feito e como não deve ser utilizado.

Fique por dentro: Como valorizar um imóvel físico com equipamentos de segurança

Como utilizar câmeras escondidas?

Para que a utilização das câmeras escondidas aconteça dentro da legalidade, é preciso estar atento para alguns fatores, como a finalidade da gravação, por exemplo. Além disso, é preciso considerar como as imagens serão coletadas e utilizadas posteriormente. 

Normalmente, quando os equipamentos são utilizados em áreas públicas ou em locais privados, desde que o objetivo seja prevenir ou investigar crimes, está tudo dentro da legalidade. 

Entretanto, quando as câmeras escondidas estão em locais como banheiros e quartos, sem a autorização das pessoas que ali vivem ou trabalham, a ação recai em uma irregularidade. 

Quais as opções de câmeras escondidas que existem?

Atualmente existem alguns tipos que são os mais utilizados no mercado. Cada uma tem suas vantagens e características únicas. Entre elas temos as câmeras de relógio, interruptor, parede e até plantas

Para saber qual escolher, confira um pouco mais de cada uma delas e analise qual se encaixa na necessidade do seu comércio, por exemplo. 

Câmeras de Relógio

Elas são bem populares, graças a sua fácil instalação. Outro ponto positivo é que elas podem ficar em qualquer lugar sem chamar a atenção

Porém, esse modelo pode ter uma qualidade de imagem inferior aos outros modelos, além de ser mais complexa de acessar. 

Câmeras de Interruptor

Mais uma opção bastante procurada, também pela facilidade de instalar. Diferente da câmera de relógio, ela possui uma qualidade melhor na captura das imagens. 

Esse modelo, porém, pode ser um pouco mais caro, além de chamar mais atenção que as câmeras de relógio. 

Câmeras na parede

Esse modelo de câmera escondida é bem discreta e versátil. A instalação pode ser feita deixando o equipamento escondido atrás de um objeto de decoração, como um quadro, por exemplo.

O ponto “fraco” está no preço mais elevado, além da instalação ser um pouco mais complexa que as anteriores. 

Câmeras de plantas

O equipamento também é conhecido por ser bem discreto. Como o nome indica, as câmeras escondidas são colocadas em vasos de plantas. Porém, ela tem o mesmo problema que as de parede, o preço alto e a instalação um pouco mais complicada. 

A câmera escondida em uma planta é uma opção muito procurada

Saiba mais: Como monitorar seu pet de forma remota

Mas utilizar os equipamentos, é legal ou ilegal?

Para utilizar as câmeras escondidas, você precisa conhecer as leis de privacidade e vigilância na sua cidade. Em alguns locais, é preciso avisar aos colaboradores que existem câmeras escondidas em algumas áreas. Existem municípios e estados que não têm essa obrigatoriedade. 

Vamos imaginar que você opte por usar câmeras escondidas na sua empresa. Quando o fizer, lembre-se de considerar a privacidade dos funcionários e não invadir a privacidade das pessoas. 

Tenha em mente que não é nada legal usar o equipamento para vigiar alguém sem o seu consentimento. Essa invasão de privacidade pode gerar um processo judicial e danos morais, além de macular a reputação do seu negócio.

Cuidado com as imagens gravadas

É preciso também ter muito cuidado com o que for capturado pelas câmeras. Toda gravação tem que ser guardada de maneira segura, não permitindo o acesso sem autorização. Também não compartilhe ou divulgue o que foi captado sem a autorização de quem foi filmado.

De uma maneira ampla, o uso de câmeras escondidas pode estar dentro da legalidade, desde que utilizadas corretamente. 

Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso blog e leia outros artigos sobre segurança patrimonial.

Receba novidades da
nossa equipe.